Publicidade

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012 Arte & Cultura, Entrevistas | 10:42

Artista visual Eleonora Goretkin expõe “Encontros”

Compartilhe: Twitter

A artista visual brasileira Eleonora Goretkin surpreende mais a cada dia com sua simplicidade pessoal e grandiosidade artística.

Eleonora e seu desenhos.

Ela tem hoje um acervo de mais de 3000 desenhos, em séries.

Atualmente está exibido a série “Encontros” no Village at Gulfstream Park, em Hallandale, na loja e espaço artístico do empresário e joalheiro brasileiro Fernando Costantini.

Ela diz que não tem pressa de expor seu trabalho em grandes galerias ou museus.

“Eu ainda gostaria de esperar um pouco, firmar um pouco minha empresa de arte, minhas imagens.”

Eleonora diz que suas séries – distribuídas pelas paredes de sua casa em Hollywood, no condado de Broward, ao norte de Miami, não representam diretamente fases de sua vida.

“Eu não escolho, ‘agora eu vou desenhar isso’. Acaba acontecendo,” diz.  “Eu acho que a inspiração é uma coisa muito inconsciente.”

Sua inspiração vem de emoções, diz.

Uma de suas séries favoritas são as “mãos.”

Série "Mãos"

“Fala de emoções femininas,” diz Eleonora, que começa a desenhar no momento que acorda.

“Do lado [da cama] tem um papel, e a primeira coisa que eu faço é um desenho,” diz ela.  “Antes de levantar, eu já desenho.”

E assim foi, mesmo com os filhos pequenos.

“Quando eu ia levar as crianças para algum lugar, estava sempre com papel, o caderno de desenhos,” conta a artista, que desenhava em qualquer momento disponível – entre as aulas de natação e piano dos dois filhos.

Carioca, ela se formou em comunicação visual pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro.  Casou-se com Guilherme, e depois de idas e vindas de passeios no Sul da Florida, o casal resolveu se mudar com os dois filhos pequenos para Hollywood em 1993.

“Eu cheguei com uma mala e meia de livros e a outra mala de roupa,” diz ela.  “Deixei o apartamento montado lá [no Rio]. Eu achei que ia ficar um tempo aqui e voltar para ver tudo.”

Mas isso não aconteceu.

Ela logo matriculou as crianças na escola e começou sua vida com a família nos Estados Unidos – sem a estrutura habitual que tinha no Rio, de babá, empregada, faxineira e passadeira.

“Aqui eu fazia tudo.  E eu adorava,” diz ela, afirmando com orgulho que sua maior realização pessoal são seus dois filhos, que hoje são seus grandes amigos –  Guilherme, 26, e Gustavo, 20.

“Eu não trocaria sucesso nenhum, nem nada do que eu fiz se isso fosse prejudicar a relação que a gente tem,” diz.

Hoje, Gustavo está fazendo faculdade na Massachusetts Institute of Technology, uma das universidades de maior prestigio nos Estados Unidos na área de tecnologia e informática, seguindo os passos do irmão, Guilherme, que trabalha com o pai em Boston, onde Eleonora acaba de passar mais de um ano e mantém uma estrutura profissional.

Eles se veem com frequência, e ela sente falta dos três homens de sua vida no dia a dia, mas preferiu manter sua base artística no clima tropical.

Por mais que goste de Boston e aprecie a história da cidade e da região, Eleonora diz que tem um carinho especial por Miami.

“Por mais que eu trabalhe lá — e eu trabalho muito também, é muito bonito aqui,” diz.  “A liberdade, o espaço.  Eu adoro,” diz com uma modéstia pouco vista entre artistas desse porte.

“Eu acho que minha realização profissional  é eu ter conseguido botar em pratica todos esses anos de aprendizado,” diz.  “Quanto mais você trabalha, mais você quer produzir mais, mais você tem vontade de trabalhar.”

E ela não deixa por menos.

“Eu trabalho na criação no mínimo oito horas por dia,” diz.  “As vezes eu fico até 12-14 horas.  Tem épocas que eu fico a madrugada toda.”

E Eleonora não se cansa e não se queixa.

O segredo do seu sucesso é justamente a busca constante pelo bem estar – seu, de sua família e todos a sua volta.

“Eu acho que você tem que estar todo dia com bem estar.  Acordar com bem estar interior.  Estar feliz, estar alegre, mesmo quando as vezes as coisas não são tão felizes e tão alegres,” diz.  “Eu tenho paixão pelo que eu faço, tenho paixão pelo meu trabalho, e conseguir transmitir essa paixão, conseguir transmitir para as pessoas o que você quer explicar, expressar no seu trabalho, acho que já é um sucesso.”

Além dos quadros, Eleonora também escreve poesias e tem um acervo de composições musicais, entre elas o musical Um Sonho Infantil pra Você. Confira no vídeo uma das canções, o Tema da Lua, e o segredo do sucesso da talentosa artista.

Eleonora Goretkin from Chris Delboni on Vimeo.

Para informação de preços e seus trabalhos completos, visite http://eleonoragoretkin.com.

Autor: Tags: , ,

29 comentários | Comentar

  1. 79 Gina 17/02/2013 16:57

    Eleonora estou orgulhosa de ver seu trabalho reconhecido! Vc eh nossa amiga do coracao que desde adolescente, ja desenhava e cantava com amor e com criatividade sempre delicada. Seu talento eh nato e vc eh uma artista! Deus abencoe voce e os seus meninos! Saudades, orgulho de vc ser nossa. Amiga!

  2. 78 Herval R Gonçalves Junior 15/02/2013 1:00

    Eleonora, que bom depois de tantos anos , ter notícias suas junto de um trabalho maravilhoso!!!! Parabéns e SUCESSO!!!!!

  3. 77 Sylvana 12/02/2013 13:28

    Eleonora !!simplesmente linda!super talento

  4. 76 Alzirinha 22/03/2012 18:56

    Já conhecia o trabalho desta talentosa artista e sempre me encanta quando tenho acesso aos novos. Mais encantada fiquei em saber que não bastando desenhar, a menina também canta…e canta afinadinha. É uma artista completa. Felicidades e sucesso sempre!.

  5. 75 Beatriz 18/02/2012 7:55

    Possuo alguns quadros da artista que gosto muito.Desejo mais sucesso.

  6. 74 Joao Alberto 17/02/2012 0:17

    É muito bom ver artistas brasileiros sendo reconhecidos fora do Brasil. E Eleonora certamente é um deles. Já tive o prazer de ver quadros seus na bienal de Florença. Quem sabe eu possa assistir sua peça em breve…

  7. 73 Gabriela 16/02/2012 15:34

    Adoro o trabalho da Eleonora. A meu ver, suas obras sao unicas!

  8. 72 Conrado 15/02/2012 18:21

    Simplesmente genial!!!

  9. 71 Marcia 15/02/2012 7:48

    Já conhecia o talento da artista na pintura,mas não sabia que também fazia músicas.Gostei.Parabéns!

  10. 70 Martha Barreto 14/02/2012 22:06

    Parabéns pelo artigo e pela escolha da artista!! Os trabalhos da Eleonora são divinos!!! E nota-se que é uma pessoa muito especial, com mãos de fada e voz de anjo. Desejo muito sucesso para ela.

  11. 69 Claudio Cavalcanti 12/02/2012 19:17

    Eleonora é uma ARTISTA ABSOLUTA ! Todos os campos da ARTE estão abertos para ela!

  12. 68 Maria Lucia 12/02/2012 19:13

    Eleonora é um TALENTO de pessoa! Não conhecia as obras , mas conheço as músicas ! Parabéns!!!!

  13. 67 Lucia 12/02/2012 19:11

    Eleonora é uma ARTISTA COMPLETA!!!! Ela VIVE a arte !!!! Tudo que ela faz é luminoso! Suas obras são comoventes! E suas músicas…. ah suas músicas…. se vocês conhecessem algumas delas, como eu conheço … as teriam de cor ! Eleonora canta, cria e colore TUDO com sua sensibilidade luminosa!!! Que felicidade a rever interpretando uma de suas músicas! Quero mais!!!!! PARABÉNS!!!!!

  14. 66 Silvia Kaiuca 12/02/2012 16:56

    Você se supera, surpreende com a sua arte!

    Música linda, quadros lindos, a voz suave e encantadora!

    Parabéns pelo maravilhoso trabalho!

  15. 65 Tete W 11/02/2012 19:25

    Fantastico! Seu trabalho e divino, tem uma ternura e sensibilidade feminina, sensual e familiar. Multicoloridos, cores tao tropicais. Da vontade de sentar com voce ai neste sofa pra escutar sua cancao, sua voz suave e suas filosofias. Obrigada por colorir o mundo com a sua beleza interior que se manifesta na sua arte! 😉

  16. 64 margareth 11/02/2012 1:04

    Adoro sua arte:nas telas e nas músicas! Parabéns e muito sucesso. Gostaria de ver sua arte exposta aqui no Brasil,breve!

  17. 63 margareth 11/02/2012 0:39

    Você é mesmo uma artista maravilhosa,parabéns por sua arte nos desenhos e na música!Seu trabalho é lindo! Felidades nos seus projetos e na realização! Desejo que possa expor suas telas aqui no Brasil também,breve!!

  18. 62 Sandra R. B. A. Costa 10/02/2012 12:33

    Amei essa entrevista!!!!

    Já conheço os trabalhos da Eleonora, como também tenho algumas obras dessa maravilhosa artista.
    Sempre prima pelo bom gosto e a cada trabalho novo nos surpreende com a sua criatividade…. ou seja, é uma artista completa.

    Sucesso, sucesso e sucesso, pois você merece, bja
    Sandra

  19. 61 Mauricio 10/02/2012 0:44

    Gostei muito dos quadros, e uma artista muito talentosa.

  20. 60 Marianna nunes 09/02/2012 21:48

    Amei todos os quadros! Com certeza uma artista brilhante! Parabens!

  21. 59 Mara 09/02/2012 14:19

    Pinturas lindas, lindas, umas transmitindo, principalmente, muita força, outras, muita pureza, outras uma delicadeza extrema e muitas, tudo isto em perfeito equilíbrio. Todas elas mostrando sensibilidade e beleza, uma harmonia que parece vir com a alma de quem pinta e que embelezam onde quer que estejam. Conheço essa artista, Eleonora, venho acompanhando sua obra há tempos, e sei que, além de pintar com perfeição, é uma artista completa, compondo canções, cantando, criando filhos (porque pra se criar bons filhos, a gente tem que ser artista em harmonia ou a obra “borra”!). Todos os seus quadros que já vi, voltam com facilidade à minha mente, sempre que os busco. E me alegram! Parabéns a você, Eleonora, muitas felicidades na vida, muitas realizações e sucesso sempre!

  22. 58 Leila Dacosta 09/02/2012 13:39

    As telas da Eleonora expressam muita ternura e romantismo. Quando você observa uma tela da Eleonora, o olhar não abandona a tela até descobrir todos os detalhes, linhas e formas.

  23. 57 Lourdes Herczeg 09/02/2012 1:27

    Adorei ver o artigo com Eleonora, esse ser humano e artista maravilhosos. Parabéns Chris!!!
    bjs. para vocês duas.

  24. 56 Sergio Goretkin filho 08/02/2012 20:05

    Parabéns Tia.
    Estamos felizes aqui na terra Tupiniquim com suas realizações e consequentemente com o sucesso que as acompanha !

    Abçs e Bjs na Família,
    Sergio

  25. 55 Sandra 08/02/2012 18:53

    Eu adoro as pinturas da Eleonora. Tenho especial admiração pela série mãos. Também adoro as mulheres que ela pinta. Gosto da voz e do gosto musical.

  26. 54 Roseny 08/02/2012 18:12

    Adoro o trabalho da Eleonora e acompanho durante alguns anos. Excepcional artista e uma pessoa maravilhosa. Desejo sempre, muito sucesso!

  27. 53 Evanilde 08/02/2012 16:25

    Muito lindos seus quadros! Parabens! Sucesso! Bj

  28. 52 Janaina 08/02/2012 15:41

    Ela eh um sucesso como artista mais ainda como ser humano !!! Merece isso e muito mais !! Felicidades …

  29. 51 Daniel 08/02/2012 10:14

    Belo trabalho

  1. ver todos os comentários

Os comentários do texto estão encerrados.